Últimas Notícias

22/8/2014 às 01:14
Ministra da Cultura espera que público use vale-cultura na bienal de São Paulo

Ministra da Cultura espera que público use vale-cultura na bienal de São Paulo


A ministra da Cultura, Marta Suplicy, participa amanhã (22) da inauguração da 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.Evento que representa, segundo ela, um momento de projeção dos autores brasileiros e de possibilidade das editoras apresentarem seus títulos.



Na avaliação da ministra, o envolvimento do público pode crescer com a utilização do vale-cultura. ?Espero que tenhamos muita gente, mas, principalmente, que tenhamos o povo que hoje tem o vale-cultura. A bienal vai aceitar o vale na entrada e as grandes editoras já estão preparadas para aceitá-lo na compra de livros?, disse.



Marta Suplicy informou que a compra de livros representou 82% dos R$ 20 milhões de gastos do vale-cultura até dois meses atrás. ?Quando se diz que o brasileiro não gosta de ler, não é verdade. O brasileiro gosta muito de ler, e agora está tendo a possibilidade, com o vale-cultura, de comprar livros, entrar em uma livraria e escolher o que quer ler. Muitas vezes a pessoa lê o livro emprestado ou o que o vizinho dá. Agora ela escolhe o que quer?, analisou.



Segundo a ministra, a Região Sudeste foi a que se destacou neste tipo de gasto, mas acrescentou que as regiões Nordeste e Sul têm o mesmo nível de utilização do cartão. ?Isso numa Lei Rouanet não existe. O Sudeste é sempre bem além. E aí está equiparado, o Sudeste além. Mas tem essa compra igual. Foi uma surpresa?, destacou.



 



Editor Stênio Ribeiro

22/8/2014 às 01:01
Prefeitura do Rio cede terreno para expansão do Museu Histórico Nacional

Prefeitura do Rio cede terreno para expansão do Museu Histórico Nacional


O Museu Histórico Nacional (MHN) será ampliado, e parte da nova construção será em terreno onde funcionou um depósito da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), cedido pela prefeitura do Rio de Janeiro, conforme contrato assinado hoje (21) pelo prefeito Eduardo Paes e pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, no próprio Museu.



A construção do prédio anexo vai utilizar também um terreno que foi cedido, no ano passado, pelo governo do estado, onde funcionava um posto do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran-RJ).  Ainda não há cronograma de obras para o prédio anexo, mas já tem destinação. ?Para cá virão os arquivos, a biblioteca, a parte administrativa e de restauro, e vai abrir um espaço grande aqui no museu para termos grandes exposições?, disse Marta Suplicy.



O Ministério da Cultura não deve ter gastos com a expansão. Segundo a ministra, os recursos sairão de uma Parceria Público Privada (PPP). ?O ministério, acho, não vai por nenhum dinheiro. O prefeito já deu uma ideia muito boa para que a gabaritagem seja aumentada. Então, isso valoriza muito o imóvel e vai aumentar o interesse. Vai ser autossustentável, porque pode fazer escritórios, uma parte para o museu e depois com cessão de determinado número de anos. Isso pode sair muito bem, porque é um lugar muito privilegiado do Rio de Janeiro, e acho que pode até ter disputa?, comentou.



O projeto do prédio anexo será escolhido por meio de licitação, mas nada foi discutido ainda, de acordo com a ministra. "Deixa primeiro os papéis ficarem acertados, aí vamos fazer a licitação. Espero que seja uma coisa bem moderna", disse, embora reconheça que "construções antigas embelezam e se fortalecem quando têm o século novo agregado".



Para o prefeito, o museu representará a porta de entrada da área do projeto Porto Maravilha, que vai revitalizar o centro do Rio. Eduardo Paes destacou que o prédio está em uma região que passa por obras e é composta por um conjunto cultural, onde também estão o Paço Imperial, a Igreja do Carmo, o Centro Cultural Banco do Brasil e a Casa França Brasil, entre outros. Ressaltou também que a derrubada do elevado da Perimetral, para a construção do boulevard principal do projeto de revitalização, deixou o museu com visibilidade maior, e a beleza da construção poderá ser melhor apreciada.



?É fundamental que se tenha este espaço requalificado. Nada mais importante que ter a ampliação e revitalização de um equipamento cultural que sobreviveu a tudo isso. O  Museu Histórico Nacional é tão fantástico que sobreviveu a um terminal de ônibus de um lado, a um depósito de carros e de lixo de outro, um viaduto chamado Perimetral na frente, e ele está vivo, inteiro, e manteve o seu vigor?, analisou.



A diretora do museu, Vera Lúcia Bottrel Tostes, disse que a cerimônia de hoje representava o pontapé para as comemorações do centenário do museu, em 2022, quando também será comemorado o bicentenário da Independência. O centenário da Independência, lembrou ela, foi comemorado com uma grande feira internacional, que mudou completamente a configuração do Rio de Janeiro, e em 2022, além do bicentenário da independência, "poderemos comemorar também uma nova situação urbana, e essa nova construção vai ser muito importante?.



 



 



Editor Stênio Ribeiro

22/8/2014 às 00:43
Corinthians 2 x 2 Goiás - Elias

Corinthians 2 x 2 Goiás - Elias

22/8/2014 às 00:36
Com três gols de Luciano, Corinthians goleia Goiás por 5 a 2

fonte: Folhapress Com três gols de Luciano, Corinthians goleia Goiás por 5 a 2 Com três gols de Luciano, Corinthians goleia Goiás por 5 a 2

22/8/2014 às 00:25
Luciano brilha, marca três e Corinthians goleia Goiás, de virada, por 5 a 2

fonte: Folhapress Luciano brilha, marca três e Corinthians goleia Goiás, de virada, por 5 a 2 Luciano brilha, marca três e Corinthians goleia Goiás, de virada, por 5 a 2

22/8/2014 às 00:22
Corinthians 5 x 2 Goiás - Luciano

Corinthians 5 x 2 Goiás - Luciano

22/8/2014 às 00:18
Corinthians 4 x 2 Goiás - Luciano

Corinthians 4 x 2 Goiás - Luciano

22/8/2014 às 00:13
Corinthians 3 x 2 Goiás - Luciano

Corinthians 3 x 2 Goiás - Luciano

22/8/2014 às 00:04
Corinthians 1 x 2 Goiás - Jackson

Corinthians 1 x 2 Goiás - Jackson

21/8/2014 às 23:45
Esper indica importadoras especializadas

Esper indica importadoras especializadas

21/8/2014 às 23:44
Conheça boas opções de importadoras especializadas

Conheça boas opções de importadoras especializadas

Temática que aparece frequentemente no Enoteca Jovem Pan, as inúmeras importadoras especializadas se mostram assunto infindável. No programa, Esper Chacur indica opções que costumam ficar esquecidas do grande público, mas que merecem ser conhecidas.


A Reserva Importadora, por exemplo, traz bons vinhos da Carboni, na Sardenha, com ênfase para o tinto Balenti. A Smart Buy, por sua vez, tem como carro-chefe os rótulos norte-americanos.


A mineira Chez France tem o vinho tinto Domaine de L’ouby como destaque, por ser muito agradável e fácil de beber.


Confira outras opções no áudio.

21/8/2014 às 23:20
À TV, Padilha promete dobrar soldo dos professores e rebate denúncias

fonte: Divulgação/Rede Globo À TV, Padilha promete dobrar soldo dos professores e rebate denúncias À TV, Padilha promete dobrar soldo dos professores e rebate denúncias

O candidato do PT ao governo do Estado de São Paulo, Alexandre Padilha, concedeu entrevista de 6 minutos ao programa SPTV 2ª edução, da Rede Globo, nesta quinta.


Padilha falou sobre sua proximidade com Lula e Haddad, educação, polêmicas durante sua gestão como ministro da Saúde, aumento do número de casos de dengue à época e não deixou de reverter, quando pôde, as críticas ao governo de Alckmin, que tenta a reeleição.


Confira o desempenho do candidato abaixo:


Alianças ingratas?


Carlos Tramontina, apresentador do jornal, começou destacando que Padilha foi escanteado da participação de dois eventos na campanha da presidente Dilma, um em Guarulhos, outro em São Paulo.


"Qualquer dúvida sobre isso desapareceu quando nós fizemos as atividades de rua com a presidenta Dilma aqui em São Paulo", retrucou o petista, que diz ter se reunido com Dilma em reunião com sindicalistas e evento com estudantes no Dia dos Estudantes. "Tivemos na rua com a presidente em Osasco, inclusive, quando comemos um belo cachorro-quente", afirmou.


"Eu sou o candidato que, desde o começo, defendo o governo da presidenta Dilma, porque ela trouxe mais de 900 mil vagas do Pronatec aqui para o estado de São Paulo e eu vou criar 2 milhões de vagas para o ensino técnico aqui no estado de São Paulo", prometeu o candidato.


Questionado se a baixa popularidade do prefeito da capital, Fernando Haddad, em seus dois primeiros anos não poderão transferir rejeição dos paulistanos a si, Padilha cita o projeto municipal de fim de aprovação automática nas escolas e diz que fará o mesmo na educação estadual. "Que o aluno tenha o direito de aprender, que tenha prova, que tenha boletim que os pais acompanhe, que tenha sala de reforço e de recuperação, e valorização dos professores".


Educação


Com isso, o candidato do PT emenda uma ousada promessa: "Nós queremos cumprir a meta do Plano Nacional de Educação, que estabelece que os professores tenham que dobrar o seu salário num prazo de dez anos para que a gente possa atrair as melhores pessoas para dar aula".


O âncora do SPTV interrogou Padilha, então, sobre por que o programa de governo do petista não aborda a questão da falta de professores. O candidato discorda e garante que em seu site oficial há projeto para a criação do CEU da juventude. "A principal questão para acabar com a falta de professores é pagar bem os professores", justificou, citando novamente o compromisso de dobrar o salário dos docentes.


Escândalos


Tramontina citou, depois, o escândalo que envolve a empresa Labogen e ocorreu no Ministério da Saúde quando Padilha era ministro. Labogen é uma empresa de fachada que tinha como sócio o doleiro Alberto Yousseff e quase fechou um grande contrato com a pasta.


"Nunca teve contrato dessa empresa com o Ministério da Saúde na minha gestão", argumenta Padilha, comparando com contratos que a Labogen teria tido com governos anteriores ao presidente Lula e o governo estadual.


O ex-ministro da Saúde garante que as providências tomadas no caso Labogen eram anteriores e não foram motivadas pelas denúncias da imprensa. "Pelos filtros estabelecidos, era impossível que essa empresa tivesse contrato com o ministério, por isso nunca teve".


"Essa postura que eu quero ter para o estado de São Paulo", afirmou Padilha. "Combater a corrupção que existe, inclusive no escândalo do metrô e do trem, em São Paulo hoje", disparou.


Esse mosquito não me pertence


De 2011 a 2013, ainda quando administrava a saúde brasileira, Padilha viu o número de casos de dengue no país praticamente dobrar, morrendo 12 pessoas em São Paulo.


O petista dividiu, na resposta, a responsabilidade com os estados e municípios e citou a "introdução do novo tipo do vírus da dengue". "Mas reduziu os números de óbitos e de casos graves, porque essa é a ação que (o ministério da) a Saúde pode fazer", arguiu o ex-ministro.


"Tem uma outra parte da ação, que é saneamento, controle do lixo e resíduos sólidos, que são ações de infraestrutura urbana", argumentou. "E o governo do Estado tem uma responsabilidade muito grande", alfinetou. "O que impressiona é que o estado de São Paulo, o mais rico do Brasil, tenha estourado o número de casos de dengue, como estourou neste ano", atacou.


Nos 30 segundos finais da entrevista, Padilha se dirigiu à câmera e argumentou por que mereceria ser eleito.


Disse Padilha: "(Sou a melhor opção) porque eu represento o melhor projeto para o estado de São Paulo e tenho uma vída íntegra comprometida com ele. Eu saí da periferia de São Paulo para me tornar médico pela USP e pela Unicamp. E quero que todos os jovens de São Paulo tenham essa mesma oportunidade. Fui ministro de Lula, ministro de Dilma, fizemos o "Minha Casa, Minha Vida", Farmácia Popular, Samu, ProUni, Supersimples e, por isso, mostro que sei melhorar a vida das pessoas e garantir investimento para os empresários. Quero colocar São Paulo no ritmo dos paulistas. É para isso que eu peço o seu voto para uma mudança de verdade", finaliza.

21/8/2014 às 22:59
Corinthians 1 x 1 Goiás - Guerrero

Corinthians 1 x 1 Goiás - Guerrero

21/8/2014 às 22:55
Corinthians 0 x 1 Goiás - Thiago Mendes

Corinthians 0 x 1 Goiás - Thiago Mendes

21/8/2014 às 22:18
Sobe para 51 o número de desaparecidos após fortes chuvas no Japão

Sobe para 51 o número de desaparecidos após fortes chuvas no Japão

Tóquio, 22 ago (EFE).- O número de desaparecidos pelas fortes chuvas que caíram na madrugada de quarta-feira sobre a cidade de Hiroshima, no oeste do Japão, segue aumentando e subiu nesta sexta-feira (data local) para 51, enquanto o número de falecidos se mantém em 39.


As autoridades não descartam que o número de vítimas mortais e pessoas desaparecidas aumente à medida que avancem os trabalhos de resgate e a polícia e os bombeiros cotejem seus dados.


Pelo menos três mil policiais, bombeiros e soldados do exército formam o dispositivo de resgate, centrado sobretudo na busca de pessoas arrastadas pelas cheias de rios e canais, deslizamentos de terra ou fluxos de lodo.


Estes trabalhos de resgate tiveram que ser suspensos na madrugada passada pelas fortes chuvas na região.


A Agência Meteorológica do Japão prevê fortes chuvas e fortes tempestades com perigo de inundações nessa e em outras áreas do país entre sexta-feira e no sábado.


Durante a madrugada de terça para quarta-feira, na cidade de Hiroshima, caíram em apenas três horas 200 milímetros de água, o equivalente ao que se recolhe normalmente em todo o mês de agosto nesta região montanhosa.


Entre as 39 vítimas mortais causadas pela catástrofe há três crianças de dois, três e 11 anos, além de um dos bombeiros que participava dos trabalhos de resgate de um deles.


A cidade de Hiroshima já sofreu em 1999 o efeito de fortes chuvas parecidas, que naquela ocasião provocaram a morte de 20 pessoas. EFE


raa/rsd

21/8/2014 às 22:16
Os Pingos nos Is - 21/08/2014

Os Pingos nos Is - 21/08/2014

21/8/2014 às 21:50
Estudo dissipa dúvida de 6 décadas sobre melhor vacina para poliomielite

Estudo dissipa dúvida de 6 décadas sobre melhor vacina para poliomielite

Washington, 21 ago (EFE).- A resolução do debate que por seis décadas disputou a conveniência de uma ou outra vacina para a prevenção da poliomielite está na administração de ambas, segundo um estudo publicado nesta quinta-feira pela revista "Science".


Os autores, liderados por Hamid Jafari, da Organização Mundial da Saúde (OMS), lembraram em uma teleconferência a "disputa feroz" que existe desde a década de 1950 sobre o uso do vírus inativado de pólio produzido pela Salk ou o vírus vivo atenuado de pólio oferecido pela Sabin.


"O debate continuou mesmo depois que em 1988 se estabeleceu a meta da erradicação global da poliomielite para a qual se escolheu a vacina de vírus atenuado", declarou Jafari.


O estudo foi realizado com crianças na Índia às quais já tinha sido administrada a vacina com o vírus vivo, e mostra que uma só dose da vacina inativada estimula a imunidade de maneira mais eficaz que um "reforço" da vacina com o vírus vivo.


A vacinação global com o vírus vivo conseguiu que o número de países onde a pólio era endêmica passasse de 125 em 1988 para três em 2013 e a incidência diminuiu em 99%, destacaram os pesquisadores.


A transmissão do vírus de pólio tipo 2 se interrompeu globalmente em 1999 e o último caso de vírus de pólio tipo 3 foi detectado em novembro de 2012.


"No entanto em partes de três países, Afeganistão, Nigéria e Paquistão, se segue informando de casos de vírus de pólio tipo 1 e a exportação deste vírus causa surtos", assinalou o estudo.


Jafari explicou que o vírus vivo atenuado oferece algumas vantagens como uma imunidade superior das mucosas, a facilidade da administração que não requer uma agulha e um preço mais baixo, mas "a vacina tem suas limitações".


Entre elas que gera um nível baixo de imunidade em alguns países tropicais e uma imunidade intestinal incompleta que se desvanece rapidamente.


"Para interromper a transmissão do vírus ativo, o vírus atenuado deve ser administrado a uma alta proporção das crianças", ressaltou a pesquisa.


A equipe realizou um teste clínico aleatório no norte de Índia na qual quase mil crianças receberam uma ou outra das vacinas. Após quatro semanas, a todos eles foi dada uma dose adicional do vírus vivo atenuado.


Nas crianças que tinham recebido primeiro a dose de vírus inativo, a quantidade de restos de vírus nos sedimentos gerada pelo vírus ativo atenuado diminuíram entre 39% e 76%, indica o artigo.


Por outro lado, nas crianças que já tinham recebido uma dose do vírus vivo atenuado, a diminuição "não foi significativa no grupo de idade dos seis meses aos cinco anos, embora tenha sido de 41% a 52% entre as crianças de dez anos de idade", acrescentou.


Isto significa que estas crianças eram menos infecciosas para outras, um aspecto-chave para deter a propagação do vírus. Além disso, a imunidade da mucosa intestinal resultou fortalecida no grupo que tinha recebido o vírus inativo e isso os deixou mais protegidos contra a infecção do vírus de pólio.


"Assim, mais de 25 anos depois que a Assembleia Mundial da Saúde aprovou uma resolução para a erradicação da poliomielite, a resposta à controvérsia sobre as vacinas é aparente: ambas deveriam ser usadas", concluiu o artigo.


Em consequência, a OMS já não recomenda um programa de vacinas exclusivo com o vírus vivo atenuado, mas "recomenda que os países que usam um protocolo de vírus vivo atenuado introduzam uma dose do vírus de pólio inativo em seu programa rotineiro de vacinação". EFE

21/8/2014 às 21:45
Confira a edição completa de "Os Pingos nos Is" desta quinta-feira (21/08/2014)

Confira a edição completa de "Os Pingos nos Is" desta quinta-feira (21/08/2014)

No programa Os Pingos nos Is desta quinta-feira, Reinaldo Azevedo e Patrick Santos comentaram os principais assuntos do dia. Confira abaixo algumas das notícias abordadas neste 21 de agosto de 2014.


Em seu editorial, Reinaldo Azevedo falou sobre Marina, o PSB e a crise. "Carlos Siqueira, secretário-geral do PSB e ex-coordenador geral da campanha do partido à Presidência, deixou a equipe que vai cuidar da candidatura de Marina Silva. Sentiu-se desrespeitado. Não gostou do modo como a nova candidata impôs nomes de sua confiança para conduzir a batalha eleitoral. A paz celebrada entre a Rede e o PSB durou bem menos de 24 horas. Quem ler o que escrevi ainda no dia 13, pouco depois da morte de Eduardo Campos, não estranhou o desfecho.


Jornalismo não pode ser torcida, especialmente quando dedicado à análise e à opinião, que é o que se faz aqui. Sim, escrevo sempre o que penso sobre isso ou aquilo, evito a ambiguidade, esforço-me para que o leitor tenha claro o meu ponto de vista sobre os mais diversos assuntos. Nem sempre é fácil. Mas quem está do outro lado desta tela merece essa clareza", disse o apresentador.


Outro assunto debatido foi a investigação da Polícia Federal, que quer ouvir o ex-governador de São Paulo José Serra em investigação sobre o esquema que fraudou licitações de trens e do Metrô em São Paulo. As informações são do jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira. Vale lembrar que uma perícia feita pelo Ministério Público de São Paulo já descartou ter havido formação de cartel em um contrato de compra de trens durante a gestão do tucano. Além disso, a Procuradoria-Geral de Justiça do Estado arquivou, por falta de provas, a investigação que apurava se houve envolvimento do ex-governador no esquema.


Os apresentadores falaram também do candidato do PT ao governo de São Paulo, Alexandre Padilha, que utilizou a gravidez de sua mulher e ex-assessora, Thássia Alves, para defender o SUS. Em um texto publicado nesta quinta-feira, em sua página pessoal no Facebook, o ex-ministro da Saúde disse que está "extremamente orgulhoso da opção dela de fazer o pré-natal e parto pelo SUS, mesmo cientes do tanto que precisamos avançar para garantir um Parto Humanizado para toda a nossa população". Vale lembrar que Padilha declarou em 2012, durante entrevista no Roda Viva, que era usuário do SUS e não tinha plano de saúde privado.


São Paulo


Em um trecho dedicado à cidade de São Paulo, os apresentadores relembraram que há seis meses o jornal O Estado de São Paulo denunciou a existência de uma feira livre de drogas na Rua Peixoto Gomide, que é bem próxima à Avenida Paulista. Sabe como está o local hoje? Pois é, do mesmo jeito! Traficantes oferecem maconha, cocaína, ecstasy e LSD a quem passa, e os jovens consomem as substâncias na rua. Quando a denúncia foi feita, no começo do ano, muita gente se ofereceu para resolver o problema: Guarda Civil Metropolitana, Subprefeitura da Sé. Agora, todo mundo sumiu. Um morador da região definiu assim: "É incontrolável. São muitos viciados se embebedando e usando drogas. Aqui é a Cracolândia dos ricos". Isso lembra um pouco o que aconteceu com a Vila Madalena durante a Copa, quando o bairro virou a Cracolândia dos descolados. Será que o prefeito petista Fernando Haddad pretende mostrar para algum membro da realeza britânica a Peixoto Gomide como ponto turístico? 


Confira no áudio, na íntegra do programa desta quinta-feira, as análises destes assuntos e outros que foram ao ar.

21/8/2014 às 21:26
Top model Cara Delevingne posa nua para campanha de perfume

fonte: Divulgação/Tom Ford Top model Cara Delevingne posa nua para campanha de perfume Top model Cara Delevingne posa nua para campanha de perfume

A top model do momento, Cara Delevingne, mostrou seus atributos em campanha da fragrância Black Orchid, de Tom Ford, em pose um tanto provocativa.


Na imagem, a britânica aparece nua, em meio a flores, dentro d’água. Delevingne parece gostar de aparecer como veio ao mundo em editoriais – este já é o terceiro no último ano.


Nesta semana, Cara foi alvo de polêmica, quando chutou e expulsou fotógrafos que invadiram o seu apartamento em Nova York. A presença constante de paparazzi ao seu redor parece ter irritado de vez a modelo de 22 anos, que vive fazendo gestos obscenos para as lentes.

21/8/2014 às 21:24
Empresas que vencerem leilão de 4G deverão investir para reduzir interferências

Empresas que vencerem leilão de 4G deverão investir para reduzir interferências

As empresas que vencerem o leilão da faixa de 700 mega-hertz (MHz), que será usada para a tecnologia 4G, terão que arcar, se necessário, com custos adicionais para solucionar problemas de interferências do sinal na TV digital e para a liberação da faixa, que atualmente é ocupada por emissoras de TV analógica. O total previsto no edital é R$ 3,6 bilhões. Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, os recursos serão suficientes e o valor já passou pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU).


“Todas as regulamentações da Anatel dizem que a falta de recursos serão arcadas pelos compradores da faixa, mas achamos que o recurso é suficiente para bancar todo o processo de mitigação de interferência, digitalização e a compra do set-top-box[conversor]”, disse. Entre os compromissos previstos para as empresas, está a distribuição de um conversor de TV Digital com interatividade ou com filtro, além de uma antena de recepção de TV digital para cada família cadastrada no Programa Bolsa Família do governo federal.


Segundo o edital, publicado hoje (21), os preços mínimos das outorgas somam R$ 7,7 bilhões. O leilão foi marcado para o dia 30 de setembro. O edital também prevê que as empresas que já oferecem o serviço no país e quiserem usar a nova faixa para cumprir obrigações antigas devem pagar um valor adicional, que soma R$ 560 milhões. A diferença nos preços foi determinada pelo TCU e vale para as empresas (Claro, TIM, Oi e Vivo) que arremataram lotes no leilão de 2,5 giga-hertz, feito em 2012, e que participarem do próximo leilão.


No total, serão leiloados seis lotes, três com cobertura nacional. O Lote 4 abrange o Brasil inteiro, com exceção da região coberta pela operadora Sercomtel, que atua em cidades do norte, noroeste e sul do Paraná, e pela pela Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC), que cobre alguns municípios do interior de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, de Goiás e de São Paulo. Os lotes 5 e 6 são regionais e cobrem a área da CTBC e da Sercomtel. Segundo João Rezende, a divisão foi feita para dar oportunidade para os operadores regionais continuarem a competir e comprar essas faixas nas suas regiões.


Se não houver demanda na primeira rodada, poderá haver uma segunda rodada, com os lotes remanescentes divididos em espectros menores.

21/8/2014 às 21:19
Empresas que vencerem leilão de 4G deverão investir para reduzir interferências

Empresas que vencerem leilão de 4G deverão investir para reduzir interferências


As empresas que vencerem o leilão da faixa de 700 mega-hertz (MHz), que será usada para a tecnologia 4G, terão que arcar, se necessário, com custos adicionais para solucionar problemas de interferências do sinal na TV  digital e para a liberação da faixa, que atualmente é ocupada por emissoras de TV analógica. O total previsto no edital é R$ 3,6 bilhões. Segundo o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, os recursos serão suficientes e o valor já passou pela análise do Tribunal de Contas da União (TCU).



Confira no Portal EBC:



Leilão de frequência para 4G será no dia 30 de setembro



TCU retira medida que impedia publicação do edital de 4G



?Todas as regulamentações da Anatel dizem que a falta de recursos serão arcadas pelos compradores da faixa, mas achamos que o recurso é suficiente para bancar todo o processo de mitigação de interferência, digitalização e a compra do set-top-box [conversor]?, disse. Entre os compromissos previstos para as empresas, está a distribuição de um conversor de TV Digital com interatividade ou com filtro, além de uma antena de recepção de TV digital para cada família cadastrada no Programa Bolsa Família do governo federal.



Segundo o edital, publicado hoje (21), os preços mínimos das outorgas somam R$ 7,7 bilhões. O leilão foi marcado para o dia 30 de setembro. O edital também prevê que as empresas que já oferecem o serviço no país e quiserem usar a nova faixa para cumprir obrigações antigas devem pagar um valor adicional, que soma R$ 560 milhões. A diferença nos preços foi determinada pelo TCU e vale para as empresas (Claro, TIM, Oi e Vivo) que arremataram lotes no leilão de 2,5 giga-hertz, feito em 2012, e que participarem do próximo leilão.



No total, serão leiloados seis lotes, três com cobertura nacional. O Lote 4 abrange o Brasil inteiro, com exceção da região coberta pela operadora Sercomtel, que atua em cidades do norte, noroeste e sul do Paraná, e pela pela Companhia de Telecomunicações do Brasil Central (CTBC), que cobre alguns municípios do interior de Minas Gerais, do Mato Grosso do Sul, de Goiás e de São Paulo. Os lotes 5 e 6 são regionais e cobrem a área da CTBC e da Sercomtel. Segundo João Rezende, a divisão foi feita para dar oportunidade para os operadores regionais continuarem a competir e comprar essas faixas nas suas regiões. 



Se não houver demanda na primeira rodada, poderá haver uma segunda rodada, com os lotes remanescentes divididos em espectros menores. 




Editor: Fábio Massalli

21/8/2014 às 21:15
Bolsa de Seul: Kospi abre em alta de 0,18%

Bolsa de Seul: Kospi abre em alta de 0,18%

Seul, 22 ago (EFE).- O indicador Kospi da Bolsa de Valores de Seul abriu nesta sexta-feira (data local) em alta de 3,66 pontos (0,18%), aos 2.047,87.


O índice de valores tecnológicos Kosdaq subiu 2,62 pontos (0,47%), para 565,14. EFE

21/8/2014 às 21:12
Bolsa de Tóquio: Nikkei abre em alta de 0,18%

Bolsa de Tóquio: Nikkei abre em alta de 0,18%

Tóquio, 22 ago (EFE).- O índice Nikkei da Bolsa de Valores de Tóquio abriu nesta sexta-feira (data local) em alta de 28,51 pontos (0,18%), aos 15.614,71.


O segundo indicador, o Topix, que reúne os valores da primeira seção, subiu 3,34 pontos, para 1.294,53. EFE

21/8/2014 às 20:58
Robinho tem lesão confirmada e não enfrenta o São Paulo

fonte: Santos FC/ Divulgação Robinho tem lesão confirmada e não enfrenta o São Paulo Robinho tem lesão confirmada e não enfrenta o São Paulo

O atacante Robinho teve confirmado o estiramento no músculo posterior da coxa direita, que o tirou da partida contra o Atlético-PR e não jogará o clássico contra o São Paulo, informou o Santos nesta quinta-feira.


O jogador sentiu a lesão ainda na primeira etapa do confronto e teve que ser substituído. Mesmo assim a equipe da baixada Santista bateu o rival paranaense por 2 a 0.


O clube não informou quanto tempo Robinho ficará longe dos gramados, mas já é certo que ele não jogará o clássico contra o São Paulo, que será disputado no próximo domingo no Morumbi. Ele já iniciou nesta quinta o tratamento para a recuperação.


Robinho saiu do Milan acertou o seu empréstimo para o Santos por um ano neste mês de agosto. Desde que voltou, o jogador já participou de quatro partidas com a camisa alvinegra, o clássico contra o Corinthians, a vitória contra o Londrina pela Copa do Brasil, o derrota para o Cruzeiro e a partida da última quarta.

21/8/2014 às 20:57
Gabinete de Humala é suspenso novamente após abstenção Congresso

Gabinete de Humala é suspenso novamente após abstenção Congresso

Lima, 21 ago (EFE).- O presidente peruano Ollanta Humala enfrenta uma nova crise depois que pela segunda vez neste ano seu gabinete ficou em suspenso, após o Congresso não outorgar o voto de confiança à primeira-ministra Ana Jara, o que implica em uma nova votação na sexta-feira.


O presidente do Peru, Ollanta Humala, confiou hoje que o Congresso dê amanhã seu voto de confiança a Ana Jara, a sexta titular do gabinete em seu governo.


"Confio que, uma vez que baixar os ânimos, o Congresso tomará uma decisão em função dos interesses nacionais", apontou o líder desde Cajamarca.


Humala disse à imprensa que "cumprimos com o dever constitucional, e estamos à espera do Congresso fazer sua parte", em referência à exposição que Jara fez ontem sobre o plano de governo para receber a confiança do parlamento.


O Congresso do Peru decidirá de novo na sexta-feira se outorga o voto de confiança a Ana Jara, depois que nesta quinta-feira, em uma primeira votação, se absteve após uma jornada de debates que se prolongou até a madrugada de hoje.


Apesar de contar com o apoio majoritário da bancada governista do partido Gana Perú e do partido Perú Possível, do ex-presidente Alejandro Toledo, Jara só recebeu o apoio de 50 legisladores, enquanto 63 decidiram se abster e um votou contra.


Para que Jara tome a posse, os votos a favor têm que superar as abstenções e as opções contra.


O anterior gabinete ministerial presidido por René Cornejo necessitou em março de uma terceira votação do Congresso e de reuniões reservadas para conseguir o voto de confiança.


A oposição exigiu hoje a Jara, que disse não se sentir derrotada após não conseguir o voto de confiança do Congresso, promessas e mudanças concretas na política do governo, o que implica em ajustes no Gabinete.


Além disso, os opositores questionaram a meta de crescimento superior a 4% anunciada para este ano e também pedem a renúncia do ministro da Economia, Luis Miguel Castela.


De acordo com o artigo 130 da Constituição Política do Estado, "dentro dos 30 dias após ter assumido suas funções, o Presidente do Conselho de Ministros vai ao Congresso, em companhia dos demais ministros, para expor e debater a política geral do governo e as principais medidas que requer sua gestão".


Se o parlamento não outorgar esse respaldo, haverá uma "crise total" do Gabinete, e isso fará com que Humala nomeie novo, segundo o artigo 133 da Constituição. EFE


cjn/ff

21/8/2014 às 20:54
Filho de David Beckham vai à première de suposta namorada Chlöe Grace Moretz

fonte: Reprodução/EFE Filho de David Beckham vai à première de suposta namorada Chlöe Grace Moretz Filho de David Beckham vai à première de suposta namorada Chlöe Grace Moretz

Brooklyn Beckham, filho do famoso ex-jogador David Beckham e da ex-Spice Girl Victoria, foi a surpresa no tapete vermelho do filme “Se Eu Ficar”, nesta quinta-feira (21). O rapaz de 15 anos esteve na première em Hollywood para apoiar a suposta namorada, a protagonista Chlöe Grace Moretz.


De acordo com o site E! News, embora a dupla não tenha posado junta para fotos, a presença de Brooklyn no local só aconteceu porque ele “sentiu muita saudade de Chlöe enquanto estava em acampamento”. Por esse motivo, o adolescente teria “voltado mais cedo” para passar mais tempo com a amada.


Chlöe brilhou no evento, usando um vestido sem alças Schiaperelli, e, embora experiente no ramo do cinema, mostrou ainda se impressionar com o resultado de seu trabalho. “É realmente uma experiência linda”, disse.

21/8/2014 às 20:51
O espetáculo da barbárie e a dignidade humana - Caio Blinder

O espetáculo da barbárie e a dignidade humana - Caio Blinder

21/8/2014 às 20:51
12 anos separam dois espetáculos da barbárie e do terror islâmico

fonte: Reprodução 12 anos separam dois espetáculos da barbárie e do terror islâmico 12 anos separam dois espetáculos da barbárie e do terror islâmico

21/8/2014 às 20:43
EUA advertem que o Estado Islâmico é "muito mais que um grupo terrorista"

EUA advertem que o Estado Islâmico é "muito mais que um grupo terrorista"

Washington, 21 ago (EFE).- Os Estados Unidos advertiram nesta quinta-feira que os jihadistas do Estado Islâmico (EI) são "muito mais que um grupo terrorista" e asseguraram que avaliam "todas as opções" para acabar com eles apesar das ameaças dos radicais encarnadas no cruel assassinato do jornalista americano James Foley.


"O Estado Islâmico é muito mais que um grupo terrorista. São sofisticados, têm uma sólida estratégia e estão extremamente bem financiados", afirmou hoje o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, em entrevista coletiva.


Hagel, que reiterou a intenção da Administração de Barack Obama de estabelecer uma operação "de longo prazo", explicou que isto se deve ao fato que o EI não pode ser considerado uma ameaça passageira.


"A evidência é clara, o Estado Islâmico é bárbaro. São uma ameaça iminente", admitiu Hagel perante os jornalistas após oferecer suas condolências à família do repórter, de 40 anos, cuja decapitação foi divulgada na internet pelos membros da jihad para advertir o governo americano pelos ataques que está realizando contra posições do grupo no Curdistão iraquiano.


No entanto, como já advertiu nesta quarta-feira o presidente americano, Barack Obama, o Pentágono executou hoje uma nova série de bombardeios seletivos contra as posições do EI no Iraque apesar do brutal assassinato do repórter e das ameaças que os terroristas fizeram sobre as vidas dos reféns estrangeiros que ainda estão em seu poder.


O chefe do Pentágono se referiu também à operação fracassada de resgate que revelaram na noite passada e na qual confirmou que previam resgatar vários dos reféns que os islamitas mantêm na região, entre eles Foley.


Perguntado pelos riscos da missão de resgate assim como por seu anúncio, Hagel disse que informar a opinião pública e as famílias dos sequestrados do acontecido foi uma "decisão unânime" dentro do governo, e ressaltou que em nenhum momento foram revelados detalhes da operação.


"Foi uma decisão da Administração abordar (que tinha acontecido) esta missão, reconhecendo que em cada ação ou inação que tomamos sempre há riscos", comentou o secretário de Defesa.


Desde o último dia 8 de agosto, os EUA realizaram um total de 90 ataques no norte do Iraque, 57 deles em apoio às forças iraquianas e curdas que combatem o EI perto da estratégica represa de Mossul.


O apoio aéreo americano permitiu às autoridades locais recuperar várias cidades que tinham sido tomadas pelos jihadistas, assim como romper o cerco que estenderam sobre dezenas de milhares de pessoas pertencentes às minorias étnicas e religiosas que habitam na região. EFE

21/8/2014 às 20:40
Novela Vitória amplia audiência

Novela Vitória amplia audiência

21/8/2014 às 20:39
Ford Mustang deve ganhar câmbio de dez velocidades

fonte: Divulgação Ford Mustang deve ganhar câmbio de dez velocidades Ford Mustang deve ganhar câmbio de dez velocidades

Ao que tudo indica, o Ford Mustang 2015 receberá uma transmissão automática de dez velocidades, que será a substituta da atual, de seis velocidades. De acordo com o site Automotive News, esses são os planos futuros da marca para o modelo.


A novidade deve contar, ainda, com três opções de motorização: 3.7 V6 de 300 cavalos, 2.3 EcoBoost de quatro cilindros e 310 cv e 5.0 V8 de 435 cv.


Segundo a publicação, essa caixa de dez velocidades - que deve ser compartilhada com a General Motors - estará disponível, ainda, na caminhonete F-150 no final de 2015.

21/8/2014 às 20:34
Dólar cai em relação ao euro e sobe frente ao iene

Dólar cai em relação ao euro e sobe frente ao iene

None


Nova York, 21 ago (EFE).- O dólar se desvalorizou nesta
quinta-feira frente ao euro, depois do aumento nos últimos dias, e
ganhou terreno com relação ao iene, em meio à espera pelas notícias
de sexta-feira.


No fechamento do quarto pregão da semana nos mercados
nova-iorquinos, o euro, que ontem valia US$ 1,3260, fechou hoje
cotado a US$ 1,3281.


Em relação ao iene, a moeda americana terminou o dia valendo
103,85 ienes. A cotação de ontem era de 103,76 ienes.


Confira a cotação do dólar nesta quinta-feira:.


.


MOEDA CÂMBIO ANTERIOR.


------ ------ --------.


EURO/DÓLAR 1,3281 1,3260.


DÓLAR/IENE 103,85 103,76.


DÓLAR/LIBRA EST. 0,6031 0,6024.


DÓLAR/FRANCO-SUÍÇO 0,9114 0,9134.


DÓLAR/DÓLAR CANAD. 1,0942 1,0969.


DÓLAR/PESO MEX. 13,110 13,135. EFE


ag/ff

21/8/2014 às 20:27
Pesquisa: um em cada quatro jovens fez selfie ao dirigir

fonte: Divulgação Pesquisa: um em cada quatro jovens fez selfie ao dirigir Pesquisa: um em cada quatro jovens fez selfie ao dirigir

Uma pesquisa promovida pela Ford apontou um dado alarmante: um em cada quatro jovens europeus já fez selfies (auto-retratos) ao dirigir. O objetivo de estudo foi descobrir o perfil dos motoristas e, assim, desenvolver dispositivos de conexão no veículo.


O estudo englobou 7 mil jovens, com idades entre 18 e 24 anos, apontou também que um em cada quatro deles acessou sites de mídias sociais enquanto estava ao volante. Os jovens do sexo masculino foram os mais propensos a ignorar os riscos.


Segundo a pesquisa, acidentes de carro são a principal causa de morte de jovens motoristas. Por isso mesmo, a Ford criou uma campanha educativa para jovens motoristas.

21/8/2014 às 20:25
Criação de empregos com carteira assinada é a menor para julho em 15 anos

Criação de empregos com carteira assinada é a menor para julho em 15 anos

21/8/2014 às 20:15
Fred revela tentativa de agressão de torcedores e ameaça fazer greve

fonte: Facebook/reprodução Fred revela tentativa de agressão de torcedores e ameaça fazer greve Fred revela tentativa de agressão de torcedores e ameaça fazer greve

21/8/2014 às 20:12
Joseval Peixoto comenta protestos de grevistas na USP

Joseval Peixoto comenta protestos de grevistas na USP

21/8/2014 às 20:12
Alunos grevistas da USP recorrem à violência

fonte: Futura Press/Folhapress Alunos grevistas da USP recorrem à violência Alunos grevistas da USP recorrem à violência

Estado de S. Paulo fala sobre a confusão na USP, quando alunos e manifestantes tentaram impedir o acesso à Cidade Universitária. A Universidade de São Paulo está há três meses de greve.


Joseval Peixoto cita artigo do jornalista e doutor em Comunicação pela própria USP, Eugênio Bucci, no Estadão. (Confira trechos no áudio acima)


No vitral da Faculdade de Direito de São Paulo está escrito em Latim: “Causarum Cognitio”, ou conhecimento das causas, que, aliás, é o emblema da própria Ciência, Observa Joseval.


Por que pancadaria?

21/8/2014 às 20:12
Cotações das moedas latino-americanas em relação ao dólar

Cotações das moedas latino-americanas em relação ao dólar

None


Bogotá, 21 ago (EFE).- Cotações das moedas latino-americanas em
relação ao dólar nesta quinta-feira:.


.


Países Moeda Preços Variação.


---------------------------------------------------------.


ARGENTINA Peso 8,35 (-0,48 %).


BOLÍVIA Boliviano 6,96 ( 0,00 %).


BRASIL Real 2,269 (-0,30 %).


COLÔMBIA Peso 1.920,33 (-0,38 %).


COSTA RICA Colón 545,13 (+0,01 %).


CUBA Peso/CUC 1,00 (controlado).


CHILE Peso 582,10 (+0,41 %).


EL SALVADOR Colón 8,75 ( 0,00 %).


GUATEMALA Quetzal 7,81 (+0,13 %).


HONDURAS Lempira 21,22 ( 0,00 %).


MÉXICO Peso 13,09 (+0,23 %).


NICARÁGUA Córdoba 26,13 (-0,04 %).


PARAGUAI Guarani 4.267 (-0,23 %).


PERU Sol 2,825 ( 0,00 %).


R.DOMINICANA Peso 43,56 ( 0,00 %).


URUGUAI Peso 24,20 (-0,20 %).


VENEZUELA Bolívar Forte 6,30 (controlado).


(A moeda de Equador e Panamá é o dólar). EFE


lnm/rsd

21/8/2014 às 20:10
Show de Miley Cyrus é proibido na República Dominicana

Show de Miley Cyrus é proibido na República Dominicana

Santo Domingo, 21 ago (EFE).- A Comissão Nacional de Espetáculos Públicos e Radiofonia (Cnepr) da República Dominicana anunciou nesta quinta-feira a proibição de uma apresentação que a cantora americana Miley Cyrus faria na capital do país em 13 de setembro.


Em uma notificação enviada às empresas SD Concerts e Live Nation, organizadoras do show, a Cnepr argumentou que a cantora costuma em suas apresentações "realizar atos em desarcordo com a moral e os costumes" do país.


A entidade argumentou que "além da apresentação com roupas inadequadas", a artista faz uso "de linguagem e imagens que incitam sexo e violência".


Além disso, a Cnepr disse que Cyrus usa "imagens e frases perversas, faz apologia ao crime, violência e atos degradentes para o culto cívico, incita o sexo, sexo gay, além de fazer uso de objetos inadequados em público".


Isto, acrescentou, "atentam contra a integridade pessoal e são violações dos direitos de crianças e adolescentes".


A Cnepr advertiu em sua notificação que tem faculdade de submeter à ação da justiça os que infrinjam esta ou qualquer disposição legal.


A apresentação seria realizada no Estádio Quisqueya de Santo Domingo. EFE

21/8/2014 às 20:05
Villarreal fica perto da fase de grupos da Liga Europa; Lyon perde em casa

Villarreal fica perto da fase de grupos da Liga Europa; Lyon perde em casa

None


Redação Central, 21 ago (EFE).- Villarreal, Tottenham, Club
Brugge e Borussia Mönchengladbach ficaram nesta quinta-feira perto
da classificação para a fase de grupos da Liga Europa, ao ganharem
fora de casa seus jogos de ida pelos playoffs da competição.


Por sua vez, o Lyon foi a grande decepção da rodada, ao perder em
pleno estádio Gerland para o modesto Astra, da Romênia.


Cani, Giovanni dos Santos e Mario marcaram os gols da vitória do
Villarreal por 3 a 0 sobre o Astana, do Uzbequistão, que na maior
parte do segundo tempo jogou com um a menos, devido à expulsão de
Marin Anicic.


Com gols de Roberto Soldado e Harry Kane, o Tottenham bateu o
AEL, no Chipre, por 2 a 1. Os donos da casa descontaram com Adrian
Sardinero. Pelo mesmo placar, o Club Brugge venceu o Grasshoppers,
na Suíça. Víctor Vázquez e Sanel Jahic marcaram para o time belga, e
Michael Lang balançou a rede para os anfitriões.


Jogando na Bósnia, o Borussia Mönchengladbach venceu o Sarajevo
por 3 a 2, com gols de Andre Hahn e Branimir Hrgota (duas vezes).
Bojan Puzigaca e Haris Duljevic fizeram a favor do time local. Em
Atenas, o Panathinaikos contou com a boa pontaria do sueco Marcus
Berg, autor de três gols, para bater o Midtjylland, da Dinamarca,
por 4 a 1.


Em Lyon, a ex-equipe de Juninho Pernambucano complicou sua missão
de avançar à fase de grupos ao perder por 2 a 1, de virada, para o
Astra Giugiu. Steed Malbranque deixou os donos da casa em vantagem,
mas Kehinde Fatai e Constantin Budescu deram a vitória aos
visitantes.


A Real Sociedad venceu o Krasnodar por 1 a 0, com gol de Xabi
Prieto, e poderá se classificar na semana que vem com uma derrota
por um gol de diferença, na Rússia, desde que também marque. O
Torino empatou sem gols com o Split, na Croácia, e o PSV Eindhoven
ganhou por 1 a 0 do Shakhtyor, de Belarus, com gol de Adam Maher.


None


Confira os resultados dos jogos de ida pelos playoffs da Liga
Europa:.


None


Quarta-feira (20/08).


Dnipro (UCR) 2 - Hajduk Split (CRO) 1.


Stjarnan (ISL) 0 - Inter (ITA) 3.


Quinta-feira (21/08).


Aktobe (CAZ) 0 - Legia Varsóvia (POL) 1.


Astana (CAZ) 0 - Villarreal (ESP) 3.


Dínamo de Moscou (RUS) 2 - Omonia Nicósia (CHP) 2.


Ruch (POL) 0 - Metalist Kharkov (UCR) 0.


Qarabag (AZE) 0 - Twente (HOL) 0.


HJK Helsinki (FIN) 2 - Rapid Viena (AUT) 1.


AEL Limassol (CIP) 1 - Tottenham Hotspur (ING) 2.


PSV Eindhoven (HOL) 1 - Shakhtyor Soligorsk (BLR) 0.


Karabükspor (TUR) 1 - Saint-Étienne (FRA) 0.


Elfsborg (SUE) 2 - Rio Ave (POR) 1.


Dínamo Minsk (BLR) 2 - Nacional (POR) 0.


Petrolul (ROM) 1 - Dínamo Zagreb (CRO) 3.


Apollon (CHP) 1 - Lokomotiv Moscou (RUS) 1.


Young Boys (SUI) 3 - Debrecen (HUN) 1.


Zorya Lugansk (UCR) 1 - Feyenoord (HOL) 1.


Panathinaikos (GRE) 4 - Midtjylland (DIN) 1.


Trabzonspor (TUR) 2 - Rostov (RUS) 0.


Zwolle (HOL) 1 - Sparta Praga (RTC) 1.


Zimbru Chisinau (MOL) 1 - PAOK (GRE) 0.


Partizan (SER) 3 - Neftçi (AZE) 2.


Grasshoppers (SUI) 1 - Club Brugge (BEL) 2.


Spartak Trnava (ESQ) 1 - Zurique (SUI) 3.


Asteras (GRE) 2 - Maccabi Tel Aviv (ISR) 0.


Real Sociedad (ESP) 1 - Krasnodar (RUS) 0.


Lyon (FRA) 1 - Astra (ROM) 2.


Lokeren (BEL) 1 - Hull City (ING) 0.


RNK Split (CRO) 0 - Torino (ITA) 0.


Sarajevo (BOS) 2 - Borussia Mönchengladbach (ALE) 3.


Rijeka (CRO) 1 - Sheriff (MOL) 0.


None


Os jogos de volta se jogarão na quinta-feira 28 agosto.


None


None


EFE


apa/id


 
     
     
 








Android Aplicativo BlackBerry iPhone
 
     
© Copyright Rádio Brasil Campinas 2009